Notícias

29/10/2015

Anac libera voos noturnos no Aeroporto de Araguaína

O Aeroporto de Araguaína recebe desde o último dia 27 voos noturnos com passagens mais baratas. O voo da Companhia Aérea Passaredo sai de Araguaína com destino a Ribeirão Preto (SP) e faz escalas em Goiânia (GO) e Palmas (TO). A liberação dos voos noturnos, expedida pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) desde maio deste ano, só foi possível graças à revitalização do aeroporto e a implantação de balizamento noturno na pista feitas pela Prefeitura.

O voo noturno chega a Araguaína às 0h30. Em seu retorno, a aeronave sai de Araguaína às 3h30. Os voos ocorrem todos os dias, exceto aos sábados. Segundo César Henrique, representante da Esaero Serviços Aeroportuários, que administra o aeroporto, os investimentos no terminal permitiram mais esse avanço para a cidade.

“A pista contém todos os dispositivos que tornam segura o pouso e aterrissagem de aeronaves durante a noite, seja o balizamento noturno ou as ranhuras na pista, para o caso de chuva”, explicou o administrador.

Balizamento noturno

Após a revitalização realizada pela prefeitura, um total de 156 lâmpadas verdes, vermelhas, amarelas, brancas e azuis foram instaladas na cabeceira da pista e na pista de taxiamento. Também foram instaladas seis placas indicativas ao longo dos 1.800 metros de pista. O pátio conta com cinco “birutas” (torres iluminadas), que servem para indicar a direção dos ventos, além de um farol rotativo.

O balizamento noturno de pista é um sistema de iluminação instalado ao redor da pista de pouso, taxiamento e estacionamento de aeronaves. Ele permite ao piloto identificar a localização da pista a grandes distâncias durante voos noturnos ou em situações de visibilidade reduzida.  As diversas cores de lâmpadas, distribuídas ao longo da pista indicam ao piloto o início da pista, o posicionamento da aeronave durante o deslocamento sobre a mesma e as distintas áreas de taxiamento e de estacionamento da aeronave.

Microrranhuras

A pista de pouso e decolagem do aeroporto de Araguaína contém microrranhuras, essa é a única maneira eficaz para se evitar a hidroplanagem em situações de pousos em pistas molhadas. Seja em pistas construídas em pavimento rígido (concreto) ou flexível (asfalto). O ranhuramento aumenta a aderência das rodas, proporcionando maior área de contato não encharcada, agilizando o escoamento de água para as laterais da pista.

Passagens mais baratas

A contadora Flávia Carvalho disse que viaja à noite pelo preço das passagens ser mais acessível. “Viajo nesse horário porque é mais em conta, uma amiga me disse que teria voo noturno em Araguaína e acabei comprando a passagem pela internet 15 dias atrás”, disse Flávia.

O administrador do Aeroporto explicou que as passagens para voos noturnos são mais baratas devido ao menor consumo de combustível das aeronaves.

Voos disponíveis

– 6414 (Sete) – Diário com origem em Goiânia (GO), Brasília (DF) e Palmas para Imperatriz (MA), Marabá (PA), Altamira (PA) e Belém (PA), com partida de Araguaína às 14h19;

– 6415 (Sete) – Diário com origem em Belém (PA), Altamira (PA), Marabá (MA) e Imperatriz (MA) para Palmas, Brasília (DF) e Goiânia (GO), com partida de Araguaína às 16h;

– 6432 (Sete) – Segunda a sábado com origem em Redenção (PA) e Conceição (PA) para Carolina (MA), com partida de Araguaína às 14h22;

– 6433 (Sete) – Segunda a sexta com origem em Carolina (MA) para Conceição (PA) e Redenção (PA), com partida de Araguaína às 16h10;

– 2304 (Passaredo) – Segunda a sábado com origem em Brasília (DF) para Palmas, Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e Guarulhos (SP), com partida de Araguaína às 14h39;

– 2307 (Passaredo) – Aos domingos com origem em Araguaína para Brasília (DF), com partida às 15h25;

– 2316 (Passaredo) – Diário com origem em Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO) e Palmas para Brasília (DF), com partida às 15h05;

– Novo voo noturno (Passaredo) – Diário, exceto aos sábados, com origem em Ribeirão Preto (SP), passando por Goiânia (GO) e Palmas para Araguaína, com partida às 21h30.

 

 

Entre em contato!

Utilize o formulário abaixo ou ligue: (86) 3215-0090

[contact-form-7 id="55" title="Formulario de Contato"]